A participação de mulheres na ciência é tão antiga quanto o próprio conhecimento científico. A prova disso é que grandes avanços da história da humanidade se devem a contribuições de personalidades femininas.
Ainda assim, a área científica é frequentemente associada a um espaço predominantemente masculino. A consequência disso é que, nem sempre, as mulheres têm o reconhecimento que merecem. Para se ter uma noção, desde 1901, o prêmio Nobel já premiou 896 pessoas, das quais apenas 48 eram mulheres.
Destacamos aqui cinco personalidades femininas que desempenharam papéis fundamentais na construção do conhecimento científico. Então, conheça e inspire-se com as histórias de cada uma dessas mulheres na ciência.
1. Marie Curie (1867-1934)
A cientista polonesa Marie Skłodowska Curie foi responsável por grandes avanços na pesquisa sobre radioatividade. Inclusive, o termo “radioatividade” foi proposto por ela, que desenvolveu técnicas para isolar isótopos radioativos. Além disso, foi responsável pela descoberta dos elementos polônio (Po) e rádio (Ra).
Naturalizada francesa, Marie Curie foi a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris. Mais tarde, foi laureada com o Nobel de Química, em 1903, tornando-se a primeira mulher reconhecida pela premiação. Em 1911, recebeu outro Nobel, desta vez de Física. Sendo assim, Marie foi a primeira pessoa do mundo a receber o prêmio mais de uma vez.
2. Rita Levi-Montalcini (1909-2012)
A médica neurologista italiana Rita Levi-Montalcini é inspiração para muitas mulheres na ciência. Foi ela quem descobriu uma substância capaz de estimular o crescimento de células nervosas.
Sua descoberta ampliou os conhecimentos sobre o mal de Alzheimer e a doença de Huntington. Por proporcionar tamanho avanço científico, a neurologista recebeu, em 1986, o Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina.
Sem marido ou filhos, viveu até os 103 anos e morreu em 2012, em sua casa. Garantia, porém, que não se considerava solitária. “Minha vida foi rica em relações humanas, carreira e interesses pessoais. Nunca me senti sozinha”, disse durante entrevista, em 2006. Muito empoderada.
3. Hedy Lamarr (1914-2000)
A atriz e inventora austríaca Hedwig Eva Maria Kiesler adotou Hedy Lamarr como seu nome artístico. Ficou conhecida por sua carreira em Hollywood, mas também foi responsável pela invenção do primeiro sistema de comunicação sem fio.
Junto ao compositor George Antheil, Lamarr inventou um sistema que serviu de base para tecnologias como celular, Bluetooth e wi-fi. Tratava-se de um aparelho que interferia em frequências de rádio, sendo capaz até de desviar mísseis teleguiados.
A inventora patenteou a ideia em 1940, usando seu nome verdadeiro. Em 1998, parte da patente foi comprada pela Ottawa Wireless Technology, que desenvolveu a Wi-LAN. A tecnologia, então, mais tarde tornou-se a conexão wi-fi como conhecemos hoje.
4. Valentina Tereshkova (1937-)
Outra inspiração para muitas mulheres na ciência é a paraquedista e cosmonauta russa Valentina Tereshkova. Ela foi a primeira mulher a chegar ao espaço. Aconteceu em junho de 1963, com Tereshkova no comando da nave Vostok VI, que deu 48 voltas na órbita terrestre. O trajeto durou 71 horas.
De volta à Terra com sucesso, Tereshkova foi condecorada por líderes soviéticos, russos e estrangeiros. Sua viagem foi considerada um grande avanço durante a corrida espacial. E seu feito ainda não foi repetido. Por isso, até hoje, a cosmonauta russa foi a única mulher a entrar sozinha na órbita da Terra.
5. Françoise Barré-Sinoussi (1947-)
Outra mulher laureada com o Nobel de Fisiologia/Medicina é a virologista francesa Françoise Barré-Sinoussi. Ela, junto ao virologista Luc Montagnier, foi responsável pela descoberta do vírus da imunodeficiência humana (HIV), ou seja, o causador da aids.
No entanto, o reconhecimento com o Prêmio Nobel foi recebido somente em 2008, 25 anos após a descoberta. Hoje, aos 70 anos, Barré-Sinoussi presta consultoria à Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, ela atua junto ao Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/AIDS.
Conhece outras mulheres na ciência?
Enfim, viu como a ciência está repleta de mulheres que contribuíram e ainda contribuem para grandes avanços? Como separamos aqui apenas algumas delas, gostaríamos de saber: quais outras você conhece?
Além disso, se você gosta do assunto Ciência, acesse outros textos na categoria Dicas e Curiosidades!