Você provavelmente já escutou os nomes Internet das Coisas, Internet of Things ou simplesmente IoT. As três palavras falam sobre a mesma tecnologia: o uso da internet em objetos diversos, desde eletrodomésticos até carros.
O que antes parecia ficção científica já é uma realidade e está avançando rapidamente. Será que a Internet das Coisas já está na sua vida? Ficou curioso para saber o que é essa tecnologia e do que ela é capaz? Então, vem com a gente e descubra!
O que é Internet das Coisas?
Nós já estamos acostumados a ter internet em celulares, computadores e tablets. Muitas vezes, nem lembramos mais como era a vida antes da internet estar conosco em todos os lugares.
Mas e se ela chegasse também a outros objetos? Já imaginou ter internet na sua geladeira, no carro ou nas suas roupas? É justamente isso que a Internet das Coisas significa: qualquer objeto pode ganhar a habilidade de se conectar, transmitir e receber dados.
O lançamento das SMART TVs é um exemplo de como a internet pode chegar aos objetos e melhorar a usabilidade deles. Porém, a IoT vai muito além de permitir que você use os serviços de internet em todos os seus dispositivos.
A ideia é que eles passem a enviar e receber dados que sirvam para otimizar o uso e melhorar a eficiência de maneira automatizada. Por exemplo, com a tecnologia, uma máquina já é capaz de emitir um alerta quando uma de suas peças precisa ser trocada e uma pessoa pode controlar o ar-condicionado usando o celular.
Como ela funciona?
Cada aparelho é equipado com chips de identificação e sensores inteligentes que são responsáveis por coletar, armazenar, transmitir e receber dados. Esses dispositivos podem usar tecnologias diversas, como Bluetooth ou WiFi.
Todos os aparelhos estão conectados e podem se comunicar através desses sensores. Geralmente, cada objeto tem uma interface de comunicação com o usuário, que pode ser, por exemplo, um aplicativo no celular ou uma mensagem enviada por e-mail.
Quais são as aplicações da Internet das Coisas?
As possibilidades são infinitas. Desde a área médica até a indústria, a IoT pode ser aplicada para muitas funções. Veja alguns exemplos:
Medicina
Acessórios que ajudam na manutenção da saúde podem ser conectados e enviar automaticamente informações sobre o estado de saúde do paciente. Por exemplo, aparelhos que monitoram batimentos cardíacos ou a pressão sanguínea.
Indústria
O conceito de fábrica inteligente ganha cada vez mais espaço na indústria. Máquinas e equipamentos, linhas de produção, controle de qualidade e outros elementos das indústrias se conectam e otimizam a gestão das fábricas.
Automóveis
Carros conectados poderão enviar informações sobre consumo de combustível, performance, necessidade de manutenção e assim por diante. A Internet das Coisas pode ser usada não apenas pelo dono do carro, mas também para que os fabricantes entendam onde precisam melhorar os seus produtos.
Cidades
A ideia é que a IoT crie cidades inteligentes, em que o trânsito é monitorado automaticamente e os semáforos se adaptam ao fluxo de veículos. Quando houver conexão em veículos de transporte público, ela permitirá aos usuários acompanhar em tempo real a chegada do seu ônibus ou trem.
Casas
Nas casas, a Internet das Coisas vai estar presente em todos os cômodos e será usada para atividades como:
Ou seja, a Internet das Coisas está causando uma verdadeira revolução! Ela já está presente em diversos ambientes. E a perspectiva é que se popularize nos próximos anos e fique cada vez mais próxima de todos nós.
Toda essa facilidade você também encontra na Unigran EAD, onde você pode estudar quando e onde quiser. Consulte os nossos cursos de graduação clicando aqui!