O digital está chegando e impactando todas as áreas de atuação, até mesmo a agricultura. Em uma mistura de automação, uso de dados e alto custo-benefício está a intitulada Agricultura 4.0. Acompanhe o artigo e entenda como ela impacta na produtividade no campo trazendo uma nova roupagem de negócio!
O que é a Agricultura 4.0?
A Agricultura 4.0 pode ser definida como a união da tecnologia aos processos do setor agrícola.
Por meio dela é possível digitalizar e automatizar rotinas, gerando uma melhoria no fluxo de trabalho, mais produtividade e até uma gestão mais ágil e eficiente em cada processo.
Assim sendo, as equipes contarão com ferramentas e sistemas a fim de torná-los aptos a manusear, otimizar e aproveitar os benefícios de um fluxo de trabalho automatizado e rico em dados.
Esses dados, por sua vez, devem ser aproveitados ao máximo para alcançar uma alta performance mesmo em tempos não favoráveis.
Quais as inovações dessa tendência?
Para tornar essa Agricultura 4.0 uma realidade, algumas tendências têm ganhado lugar no mercado. Conheça duas delas:
Big Data e BI:
A análise de dados é um ponto básico de qualquer setor que está em dia com a transformação digital. Isso reflete em quais decisões o gestor fará e como irá realizar investimentos
Nesse sentido, o Big Data e os softwares de BI são fundamentais para otimizar o uso de informações na Agricultura 4.0.
Essas soluções servirão como base para equipes identificarem tendências, avaliarem o impacto de decisões e entenderem o que fazer para lidar com as demandas de consumidores.
Assim a produção no campo irá prever um volume de consumo e atendê-lo de forma estratégica, sem desperdício.
Internet das Coisas:
A Internet das Coisas é uma das principais tendências relacionadas à transformação digital. E, na Agricultura 4.0, pode ser utilizada para otimizar o ambiente em que animais são criados ou os recursos necessários na plantação de um determinado produto.
No caso dos animais, a Internet das Coisas, a partir da análise em tempo real de todos os locais, vai sugerir ajustes na distribuição de alimentos, água ou até nos sistemas de refrigeração que garantam o bem-estar dos animais.
Já nas plantações, há uma otimização do uso de todos os recursos a partir de uma mensuração contínua do nível de nutrientes e de água do solo. Isso irá gerar uma aplicação mais assertiva desses recursos.
Como os sistemas de gestão integrada ajudarão a Agricultura 4.0?
A transformação de qualquer setor em um ambiente digitalizado demanda um investimento em boas práticas de gestão. Mas, assim como qualquer investimento, é preciso se atentar a todos os benefícios que essa implementação trará para toda a cadeia de produção.
O setor agrário é um dos mais importantes para a economia brasileira e se atentar a esse dado é essencial na hora de tomar qualquer decisão!
A fim de manter esse cenário favorável no país, profissionais da área devem continuar apostando em novas tecnologias e melhores práticas de gestão. Uma vez que as mesmas entregam melhores resultados, diminuem desperdícios e promovem, de certa forma, um cultivo mais saudável em curto e longo prazo.
Os investimentos que levaram à modernização do setor agrário criaram a Agricultura 4.0. Nesse sentido, quem não se atualiza pode perder competitividade e deixar de fazer bons negócios. Como parte desse preparo para estar à frente desses setores, uma graduação é indispensável!
Assim, seja no Agronegócio ou em um curso voltado para Gestão, durante o tempo de formação, você irá se preparar para enfrentar os possíveis cenários e estar sempre um passo à frente.
Na Unigran EAD você investe nessa especialização sem sair de casa! Com uma disciplina por mês, no estudo a distância você acessa as aulas onde e quando quiser. Clique aqui e vá para o nosso site!