Ser jogador e seguir carreira no futebol é um sonho que passa pela cabeça da grande maioria dos meninos brasileiros. Porém, mesmo aqueles que não conseguem ou não querem seguir esta carreira têm muitas opções para trabalhar com futebol. A profissão de treinador, por exemplo, pode ser um excelente investimento.
Afinal, muitos técnicos do futebol brasileiros são ex-atletas que apenas migraram para a beira do campo depois de encerrar suas carreiras. No entanto, também há um outro grupo: aqueles que estudaram e se formaram em educação física antes de ingressarem nesta carreira no futebol.
Será que o investimento em uma formação compensa? É mesmo necessário? Descubra agora!
É obrigatório ser formado em educação física para ser treinador de futebol?
Segundo uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), o diploma em Educação Física não é fator decisório para a contratação de um técnico de futebol. Porém, ingressar em uma carreira no futebol sem nenhuma formação é um direito geralmente restrito àqueles que construíram uma carreira sólida como jogadores.
É o caso, por exemplo, de Renato Gaúcho. Este que fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a ser campeão da Copa Libertadores como jogador e como treinador. Quem não tem todo esse prestígio, pode chegar à carreira de treinador por outros meios. Um deles é começando pela formação em educação física.
O investimento em educação compensa?
Sim. Ao ter uma formação em Educação Física, o profissional terá conhecimento em várias áreas do esporte e poderá iniciar a sua carreira em clubes em funções como preparador físico. O caminho de vários grandes treinadores passou pelo investimento em educação formal.
Além disso, na graduação em Educação Física, o aluno aprende sobre muitas coisas, incluindo aulas de psicologia, gestão de equipe e táticas de jogo. Conhecimentos que podem facilitar o ingresso na carreira de treinador.
O próprio treinador Tite defende que os técnicos de futebol precisam ter uma formação em educação física. Em uma entrevista, ele argumenta que os técnicos de futebol precisam de uma qualificação para “ter um conhecimento maior, para ter quantificação de carga”.
Ele comenta ainda, que a experiência de ex-atletas e o conhecimento técnico obtido com a formação são complementares e ambos têm importância.
Carreira no futebol: técnicos para você se inspirar
E se você quer se inspirar e ver como o investimento em educação compensa, conheça um pouco sobre a trajetória de alguns grandes treinadores brasileiros que se formaram em Educação Física.
Carlos Alberto Parreira
O lendário treinador formou-se em educação física em 1966 e iniciou sua carreira como preparador físico. Há quem argumente que o sucesso de Parreira aconteceu devido à sua capacidade de unir teoria e prática.
Seu título mais marcante é o da Copa do Mundo de 1994, que ele conquistou ao lado de Zagallo.
Tite
Como jogador, Tite teve passagens por times do Rio Grande do Sul e de São Paulo. No entanto, foi obrigado a se aposentar precocemente aos 28 anos devido a lesões no joelho. Em 1990, ele se graduou em Educação Física e iniciou a carreira como treinador.
Já conquistou campeonatos nacionais, continentais e até foi campeão mundial com o Corinthians. Atualmente, é considerado um dos maiores nomes do futebol brasileiro.
Mano Menezes
Mano Menezes também foi jogador de futebol, mas jogou apenas em clubes amadores. Cursou educação física e se tornou treinador de futebol em paralelo à sua carreira como jogador.
Então, após atuar como educador físico por 9 anos, ele começou a treinar equipes de base. E, eventualmente, chegou até os times principais.
Abel Braga
Abel Braga é mais um ex-atleta que se formou após a aposentadoria dos gramados. Depois da graduação em Educação Física, ele foi treinar times em Portugal e retornou ao Brasil após um tempo.
Na sua galeria de troféus, Abel Braga conta com um campeonato brasileiro, diversos estaduais, uma Copa Libertadores e até um Campeonato Mundial de Clubes da FIFA.
Viu só como a sua carreira como treinar pode começar com um investimento na formação em Educação Física? Uma graduação nessa área pode ser o começo de uma carreira vitoriosa no mundo do futebol.
Portanto, não fique parado: conheça agora mesmo os cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física!