Você está pensando em fazer uma graduação em Educação Física. No entanto, não sabe qual modalidade escolher, não é mesmo? A dúvida ainda está presente nos seus pensamentos: “devo fazer bacharelado ou licenciatura”?
Fique tranquilo, pois é uma dúvida muito comum! As diferenças estão na estrutura curricular, no objetivo de cada modalidade e no campo de atuação do profissional.
Sendo assim, para esclarecer essas distinções, preparamos este post. Continue lendo para descobrir a diferença entre bacharelado e licenciatura em Educação Física e assim fazer a escolha certa.
Como é o curso?
A graduação dura, em média, quatro anos e o estudante deve optar por uma das modalidades oferecidas: bacharelado ou licenciatura. Até o sexto período, por exemplo, as disciplinas de bacharelado e licenciatura são as mesmas. Conheça algumas delas:
- Anatomia;
- Ginástica Geral e Artística;
- Atividades Aquáticas, Rítmicas e Dança;
- Esportes Coletivos: Handebol, Voleibol, Basquetebol, Futebol e Futsal;
- História e Organização da Educação Física e Esportes;
- Psicologia da Educação e do Esporte;
- Recreação e Estudos do Lazer;
- Didática de Educação Física;
- Biologia do Corpo Humano;
- Fisiologia Humana;
- Biomecânica;
- Atletismo;
- Nutrição;
- Lutas.
Mas, tem estágio e TCC? Sim! Ambas as modalidades da graduação exigem a realização de um trabalho de conclusão de curso e estágio supervisionado na suas respectivas áreas de atuação.
A diferença está concentrada no último ano da faculdade. São nesses dois períodos finais que o futuro profissional mergulha nas disciplinas que vão prepará-lo para trabalhar no ramo escolhido.
É por isso que é importante conhecer a diferença entre bacharelado e licenciatura em Educação Física. Sendo assim, após formado você poderá atuar somente nas áreas permitidas.
Está curioso para conhecê-las? Continue lendo para descobrir como é cada curso e saber quais são os ramos você vai poder trabalhar.
Como é o bacharelado?
O objetivo do bacharelado em Educação Física é formar profissionais para atuação em ambientes não escolares. Ou seja, academias, clubes, empresas, parques, hospitais, clínicas, entre outros estabelecimentos.
Você vai aprender tudo sobre o funcionamento do corpo humano. Dessa forma, poderá indicar e ensinar os exercícios certos para crianças, jovens, adultos e idosos. As disciplinas específicas do bacharelado são:
- Atividade Física e Envelhecimento;
- Avaliação e Prescrição de Atividade Física;
- Fisiologia do Exercício;
- Saúde Pública e Epidemiologia;
- Atividade Física para População Especial;
- Ginástica de Academia;
- Musculação;
- Treinamento Desportivo.
Você vai poder trabalhar as áreas de saúde, lazer e esporte treinando pessoas e atletas. Além disso, poderá planejar e conduzir atividades físicas em eventos e empresas. No entanto, é importante frisar que o bacharel não pode atuar como professor de Educação Física em escolas da rede de ensino formal.
Como é a licenciatura em Educação Física?
Já o objetivo da licenciatura é formar profissionais para atuação em ambientes escolares. Então, após receber o diploma, você vai poder trabalhar como professor de escolas públicas e privadas do Ensino Básico.
Sendo assim, no último ano da graduação, você vai ser preparado para o magistério e então estudar disciplinas voltadas para ambientes escolares. Confira as matérias específicas da licenciatura:
- Avaliação Física Escolar;
- Educação Infantil e Ensino Fundamental;
- Esporte Escolar;
- Gestão Escolar;
- Ensino Médio e Tecnologias;
- Esportes de Raquetes;
- Saúde na Escola e Meio Ambiente;
- Tópicos Especiais da Licenciatura.
Como licenciado em Educação Física, você vai poder atuar como professor, gestor escolar ou pesquisador acadêmico. Como docente, vai poder ensinar atividades físicas em escolas do Ensino Básico visando a educação e o desenvolvimento das habilidades motoras, afetivas, cognitivas e sociais das crianças e adolescentes.
Sendo gestor, vai poder participar da elaboração das tarefas que englobam a atividades físicas na escola, como currículo escolar e eventos. Já como pesquisador, vai poder realizar estudos acadêmicos sobre a Educação Física no ambiente escolar.
Pronto! Enfim, você já sabe tudo sobre a graduação em Educação Física e conhece a diferença entre bacharelado e licenciatura!
Então, que tal se inscrever no vestibular para dar o primeiro passo para realizar seu sonho de conquistar um diploma em Educação Física? Você também pode conferir detalhes do curso clicando aqui para licenciatura e aqui para bacharelado.