Seja na educação infantil ou no ambiente empresarial, a educação ambiental se tornou um tema de extrema importância para um desenvolvimento consciente e saudável de pessoas e negócios.
Entender melhor como evoluir de maneira sustentável garante um futuro promissor e duradouro para a sociedade. Além disso, pode ajudar empresas a direcionar melhor seus recursos, cortar gastos, desperdícios e, ainda, agregar valor a sua marca e/ou produto.
Com um mundo em constante crescimento populacional e avanço tecnológico, promover a educação ambiental é promover também o uso consciente e racional da natureza, beneficiando o desenvolvimento sem comprometer o meio ambiente. Desse modo, é possível evoluir no presente e garantir a evolução no futuro.
Quer saber mais sobre o que é a educação ambiental e quais os principais benefícios de incentivar esse movimento? Então, continue a leitura e confira!
O que é a educação ambiental?
A educação ambiental nada mais é do que a conscientização e o ensino sobre a importância da natureza e do meio ambiente para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas.
Sendo assim, o estudo direcionado a esse tema visa desenvolver um estilo de vida sustentável e mais limpo. Com redução da poluição e incentivo a reciclagem e reutilização de resíduos e materiais, diminuição do lixo e seus malefícios ambientais.
Nas escolas, o ensino ambiental ajuda a formar seres humanos melhores, que entendem o seu papel no planeta e o impacto de suas ações no dia a dia. Já nas corporações, instituições e empresas, onde os impactos ambientais são maiores, a educação ambiental se faz ainda mais necessária.
Portanto, com a população aumentando significativamente todos os anos, produzir mais, com qualidade e de maneira sustentável é um grande desafio.
Por isso, investir em conhecimento sobre o assunto facilita a elaboração de estratégias, planejamentos e soluções para aproveitar melhor os recursos e resíduos que resultam desses processos de produção.
Diante da relevância do tema, a educação ambiental se tornou lei no Brasil. O Art. 1o da Política Nacional de Educação Ambiental, Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 traz a seguinte definição:
“Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”
Desse modo, a Política Nacional de Educação Ambiental tornou obrigatório o ensino da pauta em todos os níveis de ensino. Esta visa ressaltar como a sustentabilidade pode transformar de maneira positiva as esferas sociais, econômicas e políticas.
Quais as vantagens de promovê-la?
Você já parou para pensar que tudo o que precisamos para viver vem da natureza? Do ar que respiramos ao alimento que está em nossas mesas todos os dias, tudo depende do equilíbrio e da saúde do meio ambiente.
Ou seja, a redução da poluição melhora a qualidade do ar e diminui a ocorrência de diversas doenças respiratórias. A preservação do solo e da água e o manejo consciente das plantas também garantem alimentos nutritivos e saudáveis, além de matéria-prima para outros fins essenciais.
Nesse cenário, a educação ambiental viabiliza o melhor aproveitamento desses e outros recursos naturais, gerando benefícios para a sociedade e para as empresas.
Dentro dos gastos operacionais, o uso consciente de energia e água e a gestão de resíduos e materiais pode ser a chave para economizar. Além de reduzir impactos negativos e ainda aumentar a margem de lucro da empresa.
Assim, a corporação consegue agregar valor em sua imagem através da sustentabilidade. Ajudando o meio ambiente e reforçando esses valores em seus colaboradores, criando um ciclo de hábitos sustentáveis naquele meio.
Enfim, graças a lei do ensino ambiental e ao destaque do assunto pelo público da nova geração, as novas empresas já estão sendo formadas por pessoas que reconhecem a importância da natureza e do meio ambiente para o equilíbrio da sociedade.
Dessa forma, ao introduzir as bases e princípios desde a infância, o mundo ganha com pessoas que aprendem desde cedo a pensarem mais alto e a desenvolver soluções verdes. Estas, aos poucos, vão revolucionando a forma com que o ser humano cuida de seu bem maior, o planeta terra.
E então, já pensou em fazer parte dessa jornada e ser um dos profissionais capazes de realizar mudanças significativas em prol do meio ambiente?
Com a graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Unigran EAD isso é possível!
Através de uma plataforma própria e intuitiva você tem acesso aos mais variados materiais de estudo, sempre acompanhado por professores Mestres e Doutores, para um aprendizado de excelência.
Conheça a grade curricular e demais informações sobre o curso clicando aqui!
Leia também: ESG: Conheça a nova onda verde