É certo que a construção de uma marca forte e amada pelo consumidor depende diretamente do capital humano da empresa. Se os funcionários não receberem o devido investimento e valorização, o negócio certamente terá prejuízos em diversos setores e não conseguirá alcançar suas metas e objetivos.
Diante desse cenário, os Recursos Humanos (RH) passaram a ser considerados um setor estratégico nas empresas. Pois, geram muitas oportunidades para quem deseja seguir carreira na área.
Consequentemente, com a necessidade de administrar pessoas e colaboradores da empresa, necessita-se profissionais para exercer tal função. Continue a leitura e conheça um pouco mais sobre as responsabilidades do profissional dessa área e a faculdade de Gestão de RH.
O que faz um profissional de Recursos Humanos?
Os deveres desse profissional ultrapassam as atividades burocráticas da área. Ele também é encarregado de gerenciar emoções e comportamentos dos colaboradores da empresa, fazendo a conexão do capital humano com os objetivos da organização.
Para isso, diversas atividades são realizadas: elaboração de política de remuneração, treinamento e capacitação de funcionários, gerenciamento de conflitos. Além da implementação de programas de incentivo e motivação, avaliação de desempenho, recrutamento e seleção, entre outras tarefas.
Em outras palavras, o profissional de Recursos Humanos é responsável por garantir que ambas as partes — empresa e funcionário — sejam favorecidas com a relação trabalhista.
(Aqui temos um artigo sobre como as mídias sociais interferem na contratação do profissional)
Como é a faculdade de Gestão de RH?
O curso de Gestão de Recursos Humanos tem duração de 2 anos. E forma profissionais com visão de desenvolvimento, a partir das mudanças do mercado e da sociedade.
A graduação transmite conhecimento sobre gestão de pessoas a fim de obter uma análise crítica e situacional. Isso visando à implementação de novos modelos de gestão fomentados pela criatividade, ética e valores pessoais.
O objetivo é formar profissionais de RH bem-sucedidos. Oferecendo ferramentas para que o tecnólogo domine as políticas do setor. E assim tornando-o apto a empreender novas atividades dentro desse sistema de gestão.
Remuneração e Benefícios
Uma política de remuneração bem estruturada e clara é um dos fatores usados para atrair novos talentos para a empresa. Esta ramificação de RH é responsável por elaborá-la de modo alinhado à estratégia da organização e de atualizá-la sempre que necessário.
Além disso, deve garantir que os pisos salariais de todos os funcionários sejam cumpridos e sugerir benefícios a serem oferecidos aos colaboradores. Dependendo do cargo ocupado, a remuneração do profissional varia entre R$ 1.919,68 e R$ 4.026,43.
Se você gosta de lidar com pessoas, Gestão de Recursos Humanos pode ser a opção certa para você. Invista no seu futuro, faça a sua inscrição para o vestibular!