Com a queda das temperaturas e a chegada do inverno, é comum que as pessoas sintam cada vez mais dificuldade em manter a hidratação em dia. E se é um desafio até para quem já tem o hábito, imagine para aqueles que não costumam lembrar de beber água nem mesmo no verão.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a manter sua hidratação durante a estação mais fria do ano. Continue a leitura!
Dicas para manter a hidratação
O clima fica frio, as temperaturas despencam e já não existe aquele calor que nos faz transpirar como no verão.
E exatamente por essa “ausência” do calor, é comum acabarmos esquecendo de ingerir líquidos durante o inverno.
No entanto, a troca de estação não significa que nosso corpo precisa de menos água. Muito pelo contrário!
Com o tempo seco, a baixa umidade e o aumento do gasto energético para a manutenção da temperatura corporal, a chance de você ficar desidratado(a) durante essa época do ano é ainda maior!
Por isso, é preciso ter atenção redobrada e, sempre que necessário, buscar maneiras de te ajudar a alcançar sua meta diária de hidratação.
Mantenha uma garrafinha sempre ao alcance
Para quem não tem o hábito de beber bastante água, pode ser um pouco complicado começar, mas algo que pode ajudar, e muito, é ter uma garrafinha sempre ao alcance e, de preferência, em um local que você consiga vê-la com frequência.
Assim, além de driblar a preguiça de levantar para buscar um copo d’água sempre que precisar, você ainda pode se sentir ainda mais incentivado(a) a consumir sua água, com o objetivo de ver sua garrafinha vazia.
Lembrando que o ideal é ter sua garrafa sempre próxima de você!
Portanto, se observar que, para você, o problema é lembrar de carregá-la consigo, então, experimente ter um item desses em cada local onde você costuma passar mais tempo.
A tecnologia a favor da hidratação
Bem, é possível que você precise de uma ajudinha externa até que se torne um hábito. E se esse for o caso, não há com o que se preocupar, já que existem inúmeros aplicativos que podem ajudar nesse objetivo!
São muitas opções gratuitas, que oferecem dinâmicas bem divertidas para te ajudar a manter sua hidratação em alta.
Mas se preferir não ocupar mais espaço do seu smartphone, sem problemas também! Você pode simplificar esse método usando outra função básica do seu celular: o despertador.
Que tal, então, configurar alguns alarmes para te lembrar de ingerir líquidos durante o dia?
Água saborizada
Já essa dica é para aquelas pessoas que acham “sem graça” beber água e precisam de um incentivo extra quanto ao sabor daquilo que está ingerindo.
As águas saborizadas, também conhecidas como águas aromatizadas, são uma excelente alternativa para tornar esse líquido mais atraente para o consumo.
E o melhor dessa dica é que é muito simples aderir!
Para fazer a sua, basta adicionar à sua água algumas gotas de limão ou as rodelas da fruta, fatias de maçãs, gengibre, folhas de hortelã, etc.
Vale experimentar para descobrir quais combinações agradam seu paladar.
Estabeleça metas para sua hidratação
Outra maneira de desenvolver o hábito da ingestão de líquidos e manter o foco na sua hidratação é criando metas para serem alcançadas durante o dia.
Sabe sua garrafinha de água? Você pode tentar estabelecer a meta de beber uma garrafa antes do horário do almoço e outra depois, por exemplo.
E por falar em horários, existem até mesmo alguns modelos de garrafas que já vêm personalizadas com marcações para que você possa visualizar seus objetivos!
Ah! Outro ponto extremamente importante: sempre crie metas realistas!
Se você toma cerca de 4 copos de água por dia, não comece sua jornada já almejando os 2 litros no dia seguinte. Vá aos poucos! Tente beber 5 copos no primeiro dia, depois tente aumentar essa quantidade para 6 copos por dia, até que chegue a quantidade ideal para você.
Para descobrir esse valor, você pode fazer o cálculo multiplicando seu peso por 35, ou seja, seriam 35 ml de água para cada quilo.
Alimentos que auxiliam na hidratação
Além da ingestão de líquidos, existem outras formas de auxiliar você a manter seu corpo hidratado durante o inverno.
Claro que nada substitui o consumo de água, mas para ajudar você com sua meta, também existe a opção de acrescentar na sua alimentação algumas frutas ricas em líquidos como por exemplo, a melancia, o melão e o abacaxi.
Você também pode apostar nos sucos naturais, na água de coco, em caldos e até mesmo em chás!
O que vale mesmo é garantir que você esteja bem hidratado(a) durante essa estação e não precise se preocupar com o ressecamento da pele, flacidez, aspereza e outros problemas causados pela desidratação.
Leia também: Como cuidar da pele no inverno?
Agora, se você é uma pessoa que se interessa pelos cuidados com o corpo e gosta de mantê-lo bonito e saudável durante todo o ano, você vai se apaixonar pela Graduação Híbrida em Estética e Cosmética!
O curso da Unigran EAD é nota máxima no MEC e você ainda garante o melhor do ensino, com aulas teóricas on-line, que você pode assistir onde e quando quiser, e aulas práticas presenciais, realizadas na sua unidade de ensino.
Aproveite o vestibular on-line e inscreva-se. Clique aqui!