Com as temperaturas lá no alto e o sol cada dia mais intenso, a pele exige mais atenção e cuidados específicos. Por isso, para mantê-la saudável existem algumas práticas simples que devem ser inseridas a sua rotina de cuidados diários. Acompanhe o artigo e entenda como cuidar da pele durante o verão!
O que acontece com a pele no verão?
A pele muda em cada estação do ano e essa mudança exige cuidados diferenciados, bem como uma atenção maior. Se no inverno ela tende a ficar mais ressecada devido aos banhos quentes, no verão o aspecto áspero pode aparecer, mas por outros motivos.
Vamos entender quais os riscos que a pele corre durante essa estação do ano?
Fica propensa à acne solar:
Mesmo quem não tem espinhas, é comum que nos dias de calor apareçam algumas “manchinhas”, conhecidas como acne solar.
Esse tipo de situação costuma acontecer comumente no rosto. Entretanto, a acne solar pode aparecer também nos ombros, pescoço, colo e costas, principalmente nas peles com característica oleosa.
Isso acontece em razão do contato de uma pele sem proteção com os raios ultravioleta. Existe, então, um aumento na produção de sebo com o objetivo de repor a oleosidade natural da pele, estimulando o famoso “efeito rebote”.
Muda de tom:
Outra característica muito perceptível na pele durante o verão é a mudança no tom de pele. Essa alteração, por sua vez, se dá por conta de uma inflamação causada pelos raios UVB e UVA, que fazem com que a derme perca a capacidade de regeneração se não estiver protegida.
Com isso, dependendo da quantidade de exposição e a intensidade das mesmas, a pele pode sofrer com queimaduras, descamação e, em casos mais graves, até insolação.
Resseca:
Por último, mas não menos importante, está o ressecamento. As altas temperaturas no verão contribuem com o ressecamento da pele!
Inclusive, alguns dos fatores que ocasionam esse ressecamento da pele no verão, são:
- Ar-condicionado;
- Areia da praia;
- Água salgada do mar;
- Uso de sabonetes de limpeza profunda;
- Cloro e outras substâncias presentes em piscinas.
Sendo isso tudo, estratégias que buscamos para nos refrescar justamente por conta das altas temperaturas, afinal, quem não ama passar um dia de verão na piscina, praia ou tirar aquele cochilo no ar-condicionado após o almoço?
Então, para não precisar se livrar totalmente desses pequenos prazeres que trazem um pouco de paz para os dias de verão, é preciso ter um cuidado especial com a pele.
Veja as dicas!
Use protetor solar
Claro que essa dica não é válida apenas para o verão. Mas, quando as temperaturas estão altas, usar o protetor solar é indispensável para manter a saúde da pele!
O protetor solar atua na proteção da pele contra os raios UVA (raios solares que alcançam a camada interna da pele – a derme) e UVB (raios solares que atingem a camada externa – a epiderme).
O nível de proteção é o chamado FPS (Fator de Proteção Solar), normalmente identificado por um número no rótulo do produto. Quanto maior o número, maior o fator de proteção! E, claro, existe a necessidade de reaplicar o produto durante o dia para garantir que a pele continue protegida.
Mas, se você não entende muito bem como escolher o melhor fato para sua pele ou em qual frequência fazer os retoques, podemos te ajudar! Leia: Os reais benefícios do protetor solar.
Ah! E vale ressaltar que não é recomendado utilizar o protetor corporal para o rosto ou vice e versa.
Redobre a hidratação
É fato que os raios solares podem deixar a nossa pele ressecada, por isso é importante intensificar a hidratação durante o verão. E não se engane, mesmo que sua pele seja oleosa, a hidratação ainda é necessária!
O momento pós-banho é bastante propício para dar uma recarga de hidratação, já que os poros estão mais dilatados, o que facilita a absorção do produto utilizado.
De mesmo modo, a hidratação interna também se faz necessária e deve ser redobrada. Invista na ingestão de líquidos no verão, principalmente de água, priorizando beber pelo menos 2 litros por dia.
Outra estratégia para se manter hidratado é comer frutas que têm alto teor de água, como melancia, melão e uva.
Evite água quente
Mesmo com as temperaturas altas, existem pessoas que não abrem mão de um banho quente. Mas isso é totalmente prejudicial à saúde da pele!
O próprio hábito de tomar banho muito quente durante o inverno não é bom para o cabelo e muito menos para a pele, agora imagine no verão!
Água com temperaturas muito altas prejudicam a hidratação da pele, já que a camada de gordura superficial acaba sendo retirada, reduzindo o nível de proteção e podendo provocar ressecamento, coceira e um aspecto mais grosso e áspero para a pele.
Essas são apenas algumas dicas de como driblar essa estação do ano e manter a pele hidratada apesar das altas temperaturas. Mas, se você ama cuidar da pele a todo tempo e gosta de se aprofundar sobre produtos, rotinas e procedimentos, que tal conhecer a graduação de Estética e Cosmética?
Na Unigran EAD você estuda as aulas teóricas a distância e práticas diretamente na unidade da sua cidade, tendo total aproveitamento da sua graduação.
Consulte a grade curricular completa e as formas de ingresso clicando aqui!
Leia também: Cursos de saúde na modalidade híbrida, como funciona?