Que a pele precisa de cuidados isso não é segredo pra ninguém, mas cada estação tem algumas especificidades que precisam ser levadas em consideração. Então anote as dicas de como cuidar da pele durante o inverno e aproveite as baixas temperaturas para tomar aquele chocolate quente, maratonar sua série favorita e manter a pele bonita!
Hidratação labial:
Durante o inverno é comum que os lábios fiquem mais ressecados e rachados que o comum. Isso porque a região da boca produz pouco sebo e é bem mais sensível. Assim, devido a ações externas como sol, ventanias e frio, os lábios ficam ainda mais tendenciosos a ressecar ou descamar.
Esse aspecto além de ser incômodo, também pode machucar. Nesse caso, para evitar os casos extremos de rachaduras, a solução é hidratar!
Para isso, é claro que não é recomendado usar qualquer produto, mas sim hidratantes com reparadores de barreira labial para não só hidratar, como também proteger e restaurar essa região durante o inverno.
E fica a dica! Entre os ativos mais recomendados para recuperação dos lábios, estão: pantenol, manteiga de karité e lipídeos.
Evite banhos quentes demais
Enfrentar o chuveiro no inverno pode ser um grande desafio para aqueles que sentem muito frio, mas mesmo durante esse hábito de higiene pessoal, há pequenos cuidados a tomar para cuidar da sua pele.
Os banhos excessivamente quentes são uma das maiores tentações durante o frio, mas o que ninguém te conta é que isso pode ocasionar queimaduras na pele e, além de tudo, retirar toda a sua proteção natural, causando ressecamento.
O ideal é que o banho, mesmo no inverno, seja morno. Além disso, durante o banho você pode potencializar o cuidado com a sua pele utilizando sabonetes hidratantes que minimizam as agressões e ajudam a nutrir a pele.
Beba bastante água
De nada adiantará usar os melhores cremes, se a sua hidratação interna não estiver acontecendo.
Mesmo no frio, beber água é essencial para que o seu organismo mantenha-se hidratado e consiga produzir a sua proteção natural.
Uma boa prática é manter com você uma garrafinha para que não se esqueça de beber água!
Use o filtro solar
O sol está um pouco mais ameno durante os dias frio, mas o protetor solar não deve ser descartado! Isso porque a radiação do sol não desaparece e, mesmo que o corpo esteja coberto por várias camadas de roupas, o rosto ainda carece desse cuidado.
E lembre-se, se for expor outras partes do corpo a essa radiação, também aplique o filtro solar para garantir mais segurança para sua pele.
Atente-se a sua alimentação:
Além da água, a alimentação também tem influência na saúde da pele. Uma indicação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é um cardápio rico em legumes, hortaliças e frutas que neutralizam os radicais livres e por sua vez previnem o envelhecimento precoce da pele. Pense em laranja, mexerica, limão e cenoura.
Alimentos ricos em água e sais minerais também são os melhores companheiros de quem busca a hidratação de dentro pra fora. A lista com os principais inclui abobrinha, água de coco, alface, brócolis, espinafre, melancia, morango, pepino e tomate.
Essas são algumas dicas práticas de como cuidar da saúde da sua pele durante esse período de baixas temperaturas. Mas não se esqueça que, independente da estação, é preciso dar a devida atenção para seu próprio corpo.
Leia também: Você sabe a importância dos cuidados com a pele?