Assim como as demais áreas da saúde, a Fisioterapia conta com diversas especificidades e possibilidades para o formado. Dentre as opções em crescimento está a fisioterapia esportiva, uma segmentação recomendada principalmente para aqueles que amam esportes e querem ajudar os que fazem dele a sua profissão.
O que é Fisioterapia Esportiva?
A Fisioterapia Esportiva, como o próprio nome já sugere, é um campo possível exclusivamente para aqueles que concluíram o curso de Fisioterapia que, inclusive, já é ofertado de maneira híbrida.
Nesse segmento da Fisioterapia, o objetivo do profissional é cuidar do atleta independentemente de qual seja o esporte ou atividade física praticada.
Mas, vale destacar que até mesmo aqueles que praticam atividades físicas de forma independente e não visando seguir carreira, também podem solicitar atendimento do fisioterapeuta esportivo.
Entretanto, é mais comum que profissionais dessa área de atuação apareçam mais ao lado de atletas profissionais, seja em uma escala menor, competindo na própria cidade ou, em alguns casos, até mesmo viajando como parte da equipe desse atleta.
O que faz um fisioterapeuta esportivo?
Como dito anteriormente, o fisioterapeuta esportivo é o profissional indicado para lidar com atletas profissionais ou amadores.
Em sua atuação está a prevenção de lesões e até mesmo reabilitação dos indivíduos após alguma lesão ocasionada na prática do esporte.
De mesmo modo, também mantém os cuidados desses atletas a fim de garantir que os mesmos estejam aptos a participar de competições.
E, nesse ponto, é possível citar a Copa do Mundo como exemplo, onde os fisioterapeutas são responsáveis pelos jogadores lesionados e ditam se os mesmos poderão ou não entrar participar ativamente dos próximos jogos.
Mas não somente no futebol, o fisioterapeuta esportivo pode atuar como aliado a um time de vôlei, basquete, ginastas ou até tenistas, afinal qualquer indivíduo que se exponha a prática necessita desse acompanhamento profissional.
Por que investir nessa área?
Além de ser uma área com inúmeras possibilidades de atuação, permitindo inclusive a construção de uma carreira no exterior. O profissional de fisioterapia esportiva pode esperar um mercado com grande demanda.
Desde 2014, ano em que o Brasil sediou a Copa do Mundo e 2016 com as Olimpíadas, a visibilidade desse segmento aumentou muito. Provando também que esses grandes eventos exigem um preparo não apenas estrutural, mas também com a própria equipe que representará o país e carece desse acompanhamento para garantir sua melhor performance.
Até hoje o Brasil é conhecido mundialmente pelo futebol, mas com o passar dos anos é inegável que outras modalidades também ganharam destaque até mesmo entre a população. Seja no vôlei, natação ou até no meio automobilístico.
O fato é que, mesmo para aqueles que sonham em cursar Fisioterapia ou para os formandos que sempre amaram esportes, essa área de atuação oferece uma chance de conciliar as duas paixões. É possível acompanhar grandes atletas, incentivar os iniciantes, ajudar profissionais já conhecidos e até, paralelo a isso, viver mais pertinho das quadras e campos.
Como dar início a essa carreira?
O primeiro passo para começar a investir nessa carreira e se tornar um profissional de sucesso, é ter plena capacitação profissional e conhecimento teórico. Isso só é possível mediante uma graduação em Fisioterapia.
Além dessa área específica voltada para o esporte, o aluno desse curso superior terá contato também com outras vertentes. Esse domínio é interessante até mesmo para o caso de transição de carreira ou atuação em diferentes segmentos da fisioterapia.
Contudo, voltando especificamente para a Fisioterapia Esportiva, a graduação trará todo conhecimento a respeito do corpo humano, genética, os recursos terapêuticos manuais mais indicados para cada situação. Bem como a atuação em casos de urgência como o atendimento de jogadores ainda em campo.
Na Unigran EAD você tem a flexibilidade de cursar Fisioterapia na modalidade híbrida. Uma união entre o modelo presencial nas aulas práticas e o formato EAD nas disciplinas teóricas. Conheça mais sobre o curso acessando o nosso site, clique aqui!
Leia também: O mundo da Fisioterapia: Tudo sobre o curso!