Gostar de cuidar das pessoas e impulsioná-las a superar suas dificuldades físicas são características essenciais para quem quer fazer faculdade de Fisioterapia. Por mais que seja um trabalho que exija paciência e inteligência emocional, é uma área extremamente necessária, que muda vidas e carrega muita humanidade.
Ainda que algumas áreas sejam mais conhecidas, as possibilidades de atuação para essa área são enormes. Acompanhe o artigo para conhecer mais sobre essa graduação e o mercado de trabalho!
Como é a graduação em Fisioterapia?
A Fisioterapia é uma graduação de ciências biológicas, mais especificamente da área da saúde. A partir da formação, é possível cuidar de pacientes de qualquer idade e em diferentes condições físicas.
O curso tem duração de 10 semestres, sendo então cinco anos, onde o aluno tem contato com disciplinas gerais e específicas. Além das obrigatoriedades como os estágios supervisionados com diferentes especializações e o trabalho de conclusão de curso (TCC), com orientação dos professores. Assim é possível ter um preparo completo para o mercado de trabalho, tanto com a teoria como a prática.
Confira algumas das matérias que compõem a grade curricular do curso:
- Anatomia humana
- Saúde coletiva e epidemiologia
- Patologia e imunologia básica
- Recursos Terapêuticos Manuais
- Clinica Medica e Cirurgica aplicada
- Órtese e Prótese
- Urgência, emergência e biossegurança
- Farmacologia
- Exames laboratoriais e de Imagem
Bem como as diferentes atuações da fisioterapia como na saúde do trabalhador e ergonomia, esportiva, dermatofuncional, infantil, neurofuncional, respiratória, traumato-ortopédica e cardíaca.
As áreas de atuação para o fisioterapeuta
A área da Fisioterapia vai além da ortopedia e disponibiliza diferentes áreas para o profissional construir uma carreira de sucesso. Conheça algumas possibilidades:
Fisioterapia do Trabalho:
Em um ambiente corporativo, essa área de atuação permite que o fisioterapeuta oriente posturas e movimentos adequados para colaboradores de uma empresa, contribuindo para que os mesmos adquiram consciência corporal e evitam lesões.
É comum que nesse segmento a fisioterapia apareça com ginástica laboral em grupo, promovendo também maior interação entre os funcionários da empresa. No fim, o objetivo é proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho.
Saúde Preventiva:
Já o fisioterapeuta que decide seguir pela Saúde Preventiva, deverá propor ao paciente exercícios para corrigir postura, relaxar os músculos e alongar. O intuito deste tratamento é prevenir lesões, diminuir a tensão muscular e amenizar os sintomas de doenças articulares.
Fisioterapia Desportiva:
O profissional que gosta de esportes, mas não sente que possui vocação para de fato praticá-los, pode utilizar a fisioterapia para se fazer presente nesse universo esportivo.
A área de fisioterapia desportiva coloca o profissional como acompanhante de equipes esportivas durante competições e torneios. Sua presença visa avaliar funcionais periodicamente, propor tratamentos de prevenção, recuperação de lesões musculares e acompanhar ocorridos infelizes durante as partidas.
Ah! Esse profissional, consequentemente, acaba se fazendo necessário até mesmo em grandes eventos esportivos, como a própria Copa do Mundo.
Indústria de Equipamentos:
Já nessa área, o formado em Fisioterapia atua no desenvolvimento e teste de novos equipamentos que serão utilizados na fisioterapia clínica.
O profissional usa a seu favor todo conhecimento e bagagem adquiridas na formação acadêmica para o desenvolvimento de equipamentos direcionados para diferentes tratamentos de tratamento fisioterapêutico.
Oncologia:
A fisioterapia oncológica pode ser solicitada tanto no pré quanto no pós-operatório. E exige inteligência emocional do profissional, uma vez que o mesmo atuará diretamente no tratamento de cuidados paliativos para a pessoa com câncer.
Esse, por sua vez, trata-se de um conjunto de medidas adotadas para preservar, manter e restaurar a integridade cinética funcional dos órgãos e sistemas do paciente.
Ortopedia e traumatologia:
Por fim, destaca-se a área de atendimento a traumas, fraturas ou luxações.
Nessa atuação o profissional de fisioterapia atenderá visando a investigação, prevenção e tratamento das doenças ósseas, musculares, articulares, tendíneas e ligamentares. Bem como doenças reumáticas, artrose, tendinite, bursite, luxação, fratura, pré e pós-operatório, entre muitos outros.
E, claro, essas são apenas algumas das possibilidades disponíveis para esse profissional no mercado. Mas além delas, existem muitas outras especializações que o formado em Fisioterapia pode seguir!
O perfil do profissional de Fisioterapia
Quem deseja seguir carreira como fisioterapeuta deve ser humanista, ético e gostar de cuidar de outras pessoas. Essa é a base principal do perfil desse profissional!
O formado em Fisioterapia, eventualmente, terá contato com crianças, jovens, adultos e idosos na recuperação de sua saúde em diferentes casos (doenças crônicas, traumas e lesões). Por isso, ter sensibilidade é indispensável nessa profissão.
As pessoas que chegam solicitando atendimento, muitas vezes, já estão fragilizadas por suas situações e procuram no fisioterapeuta uma esperança. Portanto, é necessário ser humano e empático, sendo também sempre claro sobre os tratamentos e exercícios que serão aplicados.
Sem dúvidas, o fisioterapeuta também precisa se dedicar aos estudos e manter-se sempre atualizado, uma vez que sua profissão está diretamente ligada ao bem-estar e qualidade de vida das pessoas.
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Apesar da formação superior, para exercer a profissão regularmente é necessário registrar-se no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Crefito.
O Crefito é responsável em fornecer as condições formais de trabalho aos recém-formados em fisioterapia. Além de fiscalizar os serviços prestados pelo setor em todo o país e servir como base ao Tribunal Regional de Ética, responsável por processar e tomar decisões sobre diversos casos.
Compreender as atribuições do Conselho Regional é fundamental para uma profissão legítima e formalizada. Por fim, assegure-se de estar sempre dentro das exigências do Crefito para evitar processos administrativos e éticos. Com esses passos, fica muito mais fácil exercer a fisioterapia com segurança e competência. O crescimento vem de forma consolidada quando segue os caminhos legais.
As tendências de Fisioterapia no mercado
Tratando-se de uma área em constante expansão e procura no mercado, os profissionais de Fisioterapia ou aqueles que desejam investir na área devem ficar de olho nas tendências.
Aliada aos avanços tecnológicos cada vez mais crescentes, essa área de atuação pode esperar métodos de atendimento como a gameterapia onde os pacientes praticam movimentos em jogos interativos, selecionados pelo fisioterapeuta de acordo com a necessidade de cada um.
Bem como o aproveitamento da realidade virtual para as consultas, usando-a para projetar os movimentos dos pacientes garantindo uma maior atenção do mesmo e um dinamismo no atendimento.
Por fim, vale também destacar como tendência o biofeedback, uma tecnologia que utiliza eletromiógrafos que reproduzem a atividade elétrica dos músculos. O equipamento capta o sinal elétrico das fibras musculares e o transmite ao software do programa. Com sinais sonoros e auditivos, o sistema orienta o paciente para aprimorar a execução do exercício.
Como funciona o ensino híbrido?
E claro, para garantir total aprendizado na formação e um melhor preparo profissional, a graduação de Fisioterapia da Unigran EAD é no formato híbrido. Essa modalidade de ensino nada mais é do que a união do formato presencial com o ensino remoto.
Nesse caso, o aluno acompanha a parte teórica a partir de aulas virtuais disponibilizadas na nossa plataforma e a parte prática, por sua vez, acontece de forma presencial nos polos Unigran EAD em que essa graduação está disponível.
O modelo híbrido de ensino dá ao aluno mais responsabilidade e autonomia, já preparando-o para a realidade do mercado de trabalho.
Conheça mais sobre as formas de ingresso no curso de Fisioterapia acessando nosso site, clique aqui!