Você sabia que o graduado em Geografia encontra um vasto campo de atuação, podendo trabalhar em empresas dos três setores da economia?
Para trabalhar como geógrafo, é fundamental que o profissional fique atento às alterações da sociedade, sejam elas políticas, econômicas, ambientais ou sociais. Além disso, é relevante que tenha facilidade para lidar com pessoas e afinidade com a natureza.
E quem opta por cursar licenciatura amplia a sua área de atuação, incluindo também o magistério no Ensino Fundamental e Médio. Por isso, além das carreiras específicas, o profissional de Geografia pode ocupar diferentes cargos.
Continue a leitura e entenda mais sobre a importância desse profissional.
Qual a importância do geógrafo?
Indispensável na sociedade, o geógrafo é responsável por analisar a relação das pessoas com os espaços geográficos que elas ocupam.
Por isso, esse profissional é capaz de estudar o uso dos recursos naturais pela sociedade, bem como, os impactos gerados por essas ações, sejam elas positivas ou negativas.
É através dessa sua visão crítica, que o profissional formado em Geografia consegue observar as mudanças comportamentais e dos espaços, a fim de planejar os próximos passos da sociedade, reduzindo os danos causados ao meio ambiente.
Desse modo, o geógrafo tem outro papel fundamental no que diz respeito ao estudo de como os sistemas econômicos, políticos e sociais funcionam. Trazendo assim, conhecimentos sobre a segregação espacial, favelização e marginalidade, o que permite a estruturação de estratégias para o desenvolvimento social.
Em quais áreas o profissional de Geografia pode atuar?
- Ecoturismo: desenvolvendo roteiros, organizando e guiando excursões em áreas de preservação ambiental;
- Geografia Humana: realizando análise das questões sociais, políticas e econômicas de diferentes grupos sociais;
- Geografia dos Transportes: desenvolve planejamentos de trânsito, visando a mobilidade urbana, a sustentabilidade e a inclusão social. Além da elaboração de mapas para otimizar trajetos em grandes obras;
- Planejamento Agrícola: elabora estratégias para desenvolver atividades agrícolas em uma região com o mínimo impacto ambiental possível;
- Planejamento Urbano: realiza o desenvolvimento de planos diretores, de mobilidade urbana, sustentabilidade, uso do solo e inclusão social;
- Sensoriamento Remoto: faz a análise de imagens aéreas (fotografia e satélite) para realizar levantamentos sobre vegetação, clima e relevo para a preparação de mapas;
- Defesa Civil: realiza o apoio para o atendimento de ocorrências relacionadas aos fenômenos climáticos. Afinal, a geografia é a disciplina mais utilizada na Defesa Civil. Visto que é necessário ter pleno conhecimento do solo, do clima e da vegetação para a realização dos atendimentos para a preservação da vida e do meio ambiente.
A graduação na modalidade EAD
Como vimos, o profissional formado em Geografia possui muitas atribuições e, através do seu conhecimento, traz inúmeras contribuições para nossa sociedade e para o desenvolvimento da mesma.
Para quem tem interesse em atuar nessa área, a Unigran EAD oferece uma graduação on-line e que se encaixa perfeitamente na sua rotina!
Afinal, além da flexibilidade de horário, o aluno ainda pode contar com o suporte de professores altamente qualificados, material didático exclusivo e gratuito, que podem ser acessados de qualquer dispositivo com internet, através de uma plataforma própria e intuitiva.
Para obter ainda mais informações sobre os assuntos estudados nessa graduação, leia também: O mundo da Geografia: Tudo que você precisa saber
Já para acessar a grade curricular e outros detalhes sobre a graduação em Geografia da Unigran EAD, curso com nota 5 no MEC, acesse o site.