Sempre que falamos sobre geografia o que vem na cabeça são aquelas aulas com infinitos mapas e globos terrestres. Contudo, essa é uma área extensa e que abre um leque para muitas possibilidades além do que é visto na escola.
Acompanhe o artigo para saber mais sobre essa Graduação e quais as possíveis carreiras que você pode seguir.
O que a Geografia estuda?
A Geografia é a ciência que tem como objetivo o estudo do espaço geográfico em relação ao homem e o meio que ele está inserido.
Parece pouca coisa, não é? Mas, não se engane, pois os estudos dessa área são muito amplos já que essa é uma ciência horizontal que mantém relações com diversas outras disciplinas.
Essa ciência sofreu muitas transformações ao longo dos anos, sempre dividindo os estudiosos da área sobre o que ela quer dizer em seu sentido literal.
Porém o que se sabe é que a Geografia é um estudo categorial, ou seja, o conceito de lugar, paisagem, região e território.
História da Geografia:
E quem foi que inventou a Geografia como ela é hoje? Assim como a maioria das áreas, ela também não foi criada do nada, foi necessário anos para desenvolver essa ciência da forma como é estudada agora.
Essa é uma palavra bem antiga, o nome Geografia é derivado do termo grego Geographía. Em tradução, esta palavra faz referência ao ato de descrever a terra. Contudo, naquela época o uso dela trazia um significado muito variado.
Muitos autores começaram a explorar as diversas áreas da geografia criando então muitos conceitos estudados até os dias de hoje.
Autores como Tales e Anaximandro, debateram o formato da Terra, contribuindo para uma ciência hoje chamada de Geodésia. Heródoto, por sua vez, descreveu os lugares favorecendo, dessa maneira, a Geografia Regional.
Mas naquela época, o que mais se aproximava da geografia na prática eram os relatos de viagens, sempre com o tom mais literário. As curiosidades de lugares exóticos, relatórios de estatísticas, fenômenos da natureza e catálogos que sinalizavam os continentes e os países.
O conhecimento geográfico foi, então, sistematizado somente no século XIX. Isso porque pensar nessa ciência como uma matéria autônoma ou particular demandava certas condições históricas que apenas o tempo conseguiu proporcionar.
Dentre essas condições pode-se destacar o conhecimento da extensão do globo terrestre, as informações acerca do Planeta Terra e o aprimoramento de instrumentos usados por geógrafos.
As áreas de atuação para um formado em Geografia:
Como dito, o profissional formado em Geografia pode atuar em diferentes áreas e, por conta disso, terá diferentes rotinas em cada uma delas. Dentre as principais estão:
Educação:
O licenciado em Geografia pode atuar como professor de ensino fundamental e médio, em escolas públicas e particulares.
Além disso, pode também ministrar aulas nas universidades dentro de sua área de domínio, contudo que ele possua uma pós-graduação.
Cartografia digital:
Nessa área de atuação, o profissional será responsável pela elaboração de mapas a partir de imagens de satélites.
Dentro dessa elaboração, o geógrafo irá proporcionar exemplos de representações no espaço geográfico, ajudando assim na escolha de materiais e equipamentos que serão utilizados na construção de qualquer edificação naquela determinada área.
Planejamento urbano:
Também é possível atuar trabalhando com planos diretores e definições de estruturas urbanas.
Além disso, o geógrafo terá como função realizar o planejamento de uso do solo levando em consideração questões como mobilidade, sustentabilidade e inclusão social.
Sensoriamento remoto:
Ao seguir nessa carreira, o profissional irá trabalhar em empresas que necessitam da elaboração de mapas que ressaltam dados específicos àquelas necessidades da organização. Seja o solo, o relevo, recursos hídricos, vegetação, clima ou densidade de ocupação.
Agroindústria:
Caso tenha mais afinidade e gosto pela área, o geógrafo também pode contribuir na agroindústria. Assim, terá como função elaborar estratégias para que a ocupação de regiões aconteça com o mínimo de impacto ao meio ambiente e maior aproveitamento da mesma.
Geopolítica:
Existe ainda o campo da geopolítica, no qual o geógrafo estuda a organização social, a economia e a política de países e regiões.
Vale ressaltar que o geógrafo que atua nas áreas mais técnicas precisa ser registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) para poder assinar relatórios e levantamentos.
Perfil do profissional formado em Geografia:
Um bom profissional da área de Geografia precisa gostar de estudar e compreender a relação do meio ambiente com o ser humano.
Por isso, a curiosidade sobre o assunto é muito importante, tanto quanto ter um bom senso de observação para se atentar até os pequenos detalhes que podem fazer toda diferença em uma projeção.
A sua atuação não se limitará a escritórios ou salas de aula, em alguns casos o profissional terá que estar em campo para análises ou pesquisas.
Caso prefira seguir o tradicionalismo e atuar na carreira acadêmica, por exemplo, é indispensável que o profissional tenha vontade de transmitir seus conhecimentos de forma dinâmica e didática.
Mas não se preocupe, você terá tempo durante a sua graduação para encontrar a área de atuação que mais se encaixa com o que você gosta e sonha em fazer.
O acadêmico de Geografia da Unigran EAD conta com disciplinas que lhe oferecem uma formação de excelência que é nota 5 no MEC – e essa nota é importantíssima para o seu currículo! Dê o primeiro passo para o seu futuro, consulte as formas de ingresso clicando aqui.
Leia também: Avaliação do MEC: Qual a importância para instituição e alunos?