Para conseguir organizar uma equipe e garantir um alto nível de produtividade, é necessário conhecer e implementar alguns métodos que ajudem nesse processo. Por isso, apresentamos o Kanban e Scrum.
Esses dois métodos caminham ao lado de uma boa gestão e podem fazer toda diferença durante a realização e no resultado das tarefas.
Acompanhe o artigo e confira!
O QUE É KANBAN?
O Kanban é uma filosofia de produção que nasceu dentro da Toyota. Baseia-se em um quadro que divide as tarefas em três colunas, sendo elas: a fazer; fazendo; e concluído. Esses requisitos aparecem no topo de cada coluna e a equipe que realizará aquela tarefa tem como função passá-la a frente quando concluída.
Para facilitar a compreensão da equipe de cada categoria, as tarefas possuem suas descrições apontando quais são as prioridades e qual o prazo de entrega.
O objetivo principal dessa ferramenta é otimizar a produtividade, de forma que cada membro não execute mais que uma tarefa e consiga se dedicar mais a realização de uma única etapa.
Como o Kanban é um método simples ele pode ser personalizado de inúmeras maneiras para atender as diferentes demandas de uma mesma empresa.
Agora que sabemos sobre o Kanban, falaremos sobre o Scrum.
O QUE É SCRUM?
O Scrum, por sua vez, é uma metodologia que foi desenvolvida nos anos 80 com objetivo de auxiliar na gestão e planejamento de projetos de software.
Ela caminhava no caminho oposto da maioria das empresas de software da época. Isso porque por meio desse método cada etapa era conduzida uma única vez e o usuário só veria o resultado quando o produto estivesse totalmente finalizado.
Nessa abordagem, os projetos são divididos em ciclos mensais chamados de Sprints. O Sprint representa o tempo, a equipe e um conjunto de atividades que devem ser executadas. O trabalho é divido em interações, como a maioria das metodologias ágeis de desenvolvimento de software.
Sua popularidade cresceu devido ao modelo de desenvolvimento de software que se estabeleceu no mercado. Jogos, aplicativos e serviços onlines estão sendo disponibilizados em versões beta para os consumidores. Assim, os desenvolvedores conseguem obter um feedback real das expectativas dos usuários e realizar pequenos ajustes ao longo da vida útil do produto.
As diferenças entre Kanban e Scrum
Kanban e Scrum são metodologias complementares, ou seja, podem ser implementadas juntas. Porém é interessante saber quais são as diferenças entre os dois métodos para evitar conflitos durante a implementação dos mesmos.
RITMO
No Scrum, o ritmo é definido por sprints com data de início e término. Já no Kanban o ritmo é contínuo, irá seguir até que o quadro de tarefas esteja totalmente vazio.
ENTREGA
O método Scrum realiza as entregas no final de cada sprint, no caso do Kanban não especifica como devem ser realizadas e a decisão de como fazer fica ao critério da própria equipe encarregada.
MUDANÇA
O Scrum é um método mais fixo, sem muita possibilidade de mudança, já que os sprints devem ser mantidos sempre. Já o Kanban oferece mais flexibilidade para a equipe, as mudanças são possíveis a qualquer momento.
ATRIBUIÇÕES
No método Scrum as solicitações de tarefas são feitas entre o Scrum Master, o Product Owner e a equipe de desenvolvimento. Em contrapartida, o método Kanban faz atribuições às pessoas específicas de forma direta.
EQUIPES
As equipes do Scrum devem ser multifuncionais para que o projeto cumpra com seu objetivo que é ser funcional e ágil. No Kanban, não há restrição e pode ser implementado para uma equipe especializada na função que será necessária para aquela tarefa.
Kanban e Scrum: qual método utilizar?
Como mencionado, os dois métodos podem ser implementados em conjunto: Kanban e Scrum. Mas se for necessário escolher apenas um, deve-se levar em consideração qual é o objetivo da implementação deste método.
Se o objetivo é ter demandas mais organizadas e planejadas, o método Scrum é o mais indicado. A gestão da equipe fica muito mais fácil de ser realizada através das sprints desse método.
Por outro lado, o Kanban atenderá melhor a equipe se o objetivo é criar demandas mais flexíveis e voláteis.
Mas vale ressaltar que ainda que o método pareça ideal, é necessário avaliar como a equipe se sente com a implementação do mesmo. Se a equipe não estiver feliz com a metodologia aplicada, a produtividade não será ideal e a implementação terá sido em vão.
Portanto, busque métodos e ferramentas que atendam às necessidades da empresa, mas que também caminhem em favor da equipe. Kanban e Scrum são excelentes, mas ainda existem outros mundo afora.
Se você gostou de saber mais sobre Kanban e Scrum e quer conhecer outras ferramentas que podem proporcionar uma boa gestão, a graduação em Gestão de Qualidade na Unigran EAD é pra você!
O ensino à distância possibilita flexibilidade nos estudos e o diploma tem a mesma validade que um curso presencial! Clique aqui para saber mais.
Além disso, caso queira conhecer outro método eficaz para gestão do seu negócio, leia nosso artigo sobre o Ciclo PCDA.