No último levantamento feito pelo Ministério da Educação (MEC) algumas profissões diferentes das tradicionais têm ganhado força entre o público. Dentre essas novas áreas está a de corretor de imóveis.
Parece uma atividade simples, mas a verdade é que ela requer habilidades e conhecimentos específicos. Por isso, esse profissional está sendo cada vez mais valorizado e procurado no mercado.
Acompanhe a leitura para entender melhor como é essa profissão e como ingressar nessa carreira!
O que faz um corretor de imóveis?
O corretor de imóveis trabalha com a venda, compra, locação ou troca de imóveis residenciais ou comerciais.
É parte do seu papel orientar os clientes nos processos de compra e venda, bem como fazer os contratos que oficializam o negócio e garantir as boas condições de pagamento.
Para isso, o profissional dessa área pode atuar em escritórios de advocacia do setor imobiliário, na indústria de construção civil, agências imobiliárias ou, se preferir, como autônomo.
O que é preciso para se tornar um corretor de imóveis?
Assim como qualquer outra profissão que possui registro, o primeiro passo para que você possa exercê-la é fazer um curso técnico ou uma graduação na área.
Dentre as possibilidades de formação para ser corretor de imóveis está a graduação de Negócios Imobiliários, por exemplo. Na Unigran EAD esse curso tem duração de 4 semestres (dois anos) e conta com uma grade curricular com disciplinas gerais e específicas. Assim, você sai preparado para todos os desafios do mercado!
Após a conclusão do curso, além do certificado os alunos também recebem uma carteirinha de registro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), que permite que os profissionais exerçam a profissão. Para mantê-la, é preciso pagar uma taxa ao Creci anualmente.
CRECI e a sua importância para o corretor de imóveis:
Assim como a graduação é indispensável para tornar-se um corretor de imóveis, o registro no CRECI é fundamental para exercer as atividades no mercado imobiliário.
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) é o órgão responsável por fiscalizar e disciplinar a profissão de corretor. É esse órgão que também se responsabiliza pelo registro profissional dos atuantes na área.
E não se engane achando que ter o registro no CRECI é opcional. Para exercer a profissão ele é obrigatório! Isso porque, ele funciona como uma garantia de que o profissional está apto e em dia com suas obrigações exigidas por lei para exercer essa atividade.
Com isso, é possível atender os clientes do mercado imobiliário com ética, total segurança e eficiência.
Agora que você já sabe como dar os primeiros passos na sua carreira como corretor de imóveis, é hora de partir para a ação!
Aqui na Unigran EAD, você faz uma disciplina por mês, estudando onde e quando quiser, precisando apenas de conexão com a internet! Te damos todo suporte necessário para que você chegue mais longe e realize o seu sonho de ser um profissional de sucesso.
Inscreva-se no vestibular clicando aqui! Ou, consulte a grade curricular completa e as formas de ingresso no site.
Já é graduado e quer dar um gás na sua carreira? Conheça nossas opções de cursos de pós-graduação e Cursos Livres. Assim você investe em um ensino de excelência, se especializa em temas específicos e fica um passo à frente no mercado.