Uma das graduações mais procuradas no Brasil e que, tem uma infinidade de possibilidades, o curso de Letras é muito mais do as quatro paredes da sala de aula!
Acompanhe a leitura para entender como essa formação funciona e quais as principais áreas de atuação para o futuro profissional!
Habilitações da graduação de Letras
Uma graduação em Letras aborda a origem e o desenvolvimento da gramática e da literatura de um idioma que pode ser tanto a sua língua nativa quanto uma estrangeira.
É possível estudar Português, Inglês ou outros idiomas, dependendo da grade curricular do curso. Contudo, antes de escolher, é importante saber que essa graduação não é ideal para aprender a falar uma língua estrangeira, é preciso que o aluno já tenha um certo domínio do idioma para acompanhar as aulas.
Isso acontece porque no processo de formação acadêmica, o estudante aprende a analisar as características e estruturas da língua. Assim, quem ainda não é fluente pode ter muita dificuldade em acompanhar as aulas.
Dessa forma, antes de prestar vestibular e se matricular, é importante fazer uma autoanálise e avaliar se você quer uma habilitação em português ou se deseja ter uma habilitação em um outro idioma com o qual tem afinidade e interesse.
Quais são os tipos de graduação?
A formação em Letras conta com dois tipos de graduação: bacharelado e licenciatura.
Quem opta pelo bacharelado aborda todas as questões relacionadas à linguagem. Já a licenciatura é mais voltada para a docência.
O aluno que gosta não apenas de saber, mas também de gerar impacto no mundo a partir de sua aprendizagem, a modalidade de licenciatura o permite transmitir esse conhecimento para as outras pessoas e formar novos indivíduos na sociedade.
Diferenças entre Letras e Pedagogia
Uma dúvida comum quando se fala a respeito de cursos da área da educação é se Letras e Pedagogia não são a mesma coisa.
A verdade é que ambos são bem diferentes, tem uma grade distante uma da outra e prepara o aluno para um mercado de trabalho também diferenciado.
O curso de Pedagogia está mais voltado para a formação de educadores que estarão no processo de educação básica. Esses profissionais serão os facilitadores do aprendizado de crianças e pré-adolescentes nos primeiros anos da educação fundamental em creches e colégios. São eles que preparam planos de aula, formulam materiais didáticos, organizam as coordenações escolares e afins.
Já no caso de Letras (Licenciatura), os profissionais são capacitados para atuar tanto na educação básica, como no ensino fundamental, médio e, com uma pós graduação, também podem ser professores do ensino superior. Portanto, a atuação deles é segmentada e voltada para a aprendizagem de um campo do conhecimento.
Perfil do profissional de Letras
Não é novidade que gostar de ler e escrever são características essenciais para quem deseja seguir carreira em Letras. Mas muito além disso, o profissional dessa área tem outros fatores que compõem o seu perfil.
Ter uma boa comunicação é indispensável para os que optam por uma carreira acadêmica ou até para os que desejam trabalhar como intérpretes. Dentro dessa mesma narrativa, está também a capacidade de improvisar e de adaptar o discurso para diferentes públicos, uma vez que terá contato não apenas com um indivíduo, mas com grupos que têm diferentes formas de se comunicar.
Parte do perfil desse profissional é também o estudo constante, uma vez que a língua falada e escrita sofre alterações ao longo dos anos. É necessário que, como atuante da área, o formado em Letras fique atento a essas mudanças.
Por fim, vale ressaltar a importância de saber trabalhar em equipe, ter uma boa capacidade de observação e a acuidade visual.
Ainda que como indivíduo o aluno já tenha algumas dessas características, é importante frisar que durante a própria graduação isso também será desenvolvido e potencializado para formar um profissional adequado para o mercado.
Principais áreas de atuação para o formado em Letras
Tradução:
O profissional que segue essa área atua na tradução de textos em português para outros idiomas ou vice-versa. O mesmo torna-se apto a traduzir obras literárias e até bulas de remédio, dependendo da situação e do ambiente onde estiver inserido.
É uma área interessante para quem busca mais experiência com uma língua estrangeira.
Editoração:
Nessa área, o formado em Letras edita textos dos mais variados tipos: obras literárias, acadêmicas, anúncios, etc. Dentro desse mesmo trabalho, fica a sua responsabilidade também a definição do formato e adaptação dos textos para diferentes tipos de mídia.
Ensino:
Ser professor exige certa postura, mas muito além disso, também é preciso paixão pela arte de ensinar. E se você faz parte do grupo de pessoas que se alegra em passar o conhecimento a frente, essa área é ideal para você!
O graduado em Letras pode atuar como professor de Língua Portuguesa, Redação e Literatura nos ensinos fundamental e médio. Aos que, na escolha do curso, optam por alguma língua estrangeira, também se tornam aptos a ministrar aulas de outros idiomas.
Revisão:
O trabalho como revisor também é uma possibilidade para quem se forma em Letras. Nessa área de atuação o profissional realiza revisões em textos, corrigindo não só a ortografia e gramática como também a estrutura dos textos, incluindo a divisão de capítulos, parágrafos, apresentação de citações. Tudo visando a entrega de um texto dentro das normas exigidas.
Esse profissional é muito procurado por aqueles acadêmicos que estão na reta final de sua graduação e que, independente da área, precisam da mãozinha de um revisor para garantir que o famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) está em ordem.
Interpretação:
Atua como intérprete e estabelece a comunicação entre duas pessoas que não falam o mesmo idioma. Pode traduzir simultaneamente reuniões, palestras e até transmissões ao vivo de eventos internacionais.
Leia também: Inclusão de quem? Como melhorar a sociedade
A área de Letras é bastante ampla e o profissional que desejar, pode até contar com um trabalho CLT e atuar no paralelo em uma das áreas anteriormente citadas. Assim, consegue aprimorar sua habilidade nessa área e ainda tirar aquela renda extra no final do mês.
No fim, o fato é que independente de onde você deseja trabalhar, a sua decisão primordial começa mesmo na hora de escolher a instituição de ensino que irá te formar como profissional. Nesse momento, analisar a avaliação do MEC é indispensável.
O curso de Letras na Unigran EAD é nota 5! Essa nota diz respeito não apenas a nossa grade curricular, mas todo acompanhamento feito durante a sua formação e todo corpo docente que compõem a nossa instituição.
Saiba mais sobre o curso de Letras (Língua Portuguesa) e Letras (Português e Inglês) acessando nosso site!